Micélio: Tecnologia inovadora inspirada pela natureza

Micélio: Tecnologia inovadora inspirada pela natureza

20 February, 2025

  • “A natureza é a resposta para muitos problemas”, afirma Arthur Huang, engenheiro estrutural, arquiteto e explorador da National Geographic.
  • A Kia se inspira na natureza para diversas áreas, como design, tecnologia e sustentabilidade. Para a marca, a natureza é a maior fonte de inovação e deve ser protegida.

A natureza está repleta de maravilhas. Até mesmo um pequeno cogumelo pode revelar uma chave para a inovação. E se fosse possível fabricar tijolos resistentes e assentos de carro utilizando cogumelos? Para isso, é essencial compreender a estrutura desse organismo. Os cogumelos são compostos por um corpo frutífero e um micélio. O corpo frutífero é a cabeça e o corpo do cogumelo que consumimos, enquanto o micélio é a raiz abaixo do cogumelo. Em outras palavras, comparando com as plantas comuns, os corpos frutíferos podem ser chamados de flores ou frutos, enquanto o micélio pode ser comparado às raízes, caules e folhas que produzem e absorvem nutrientes.

O micélio libera substâncias que ajudam na decomposição para absorver nutrientes. Esse material tem a capacidade de decompor diversos poluentes, como plásticos, isopor, petróleo, corantes, pesticidas e outros contaminantes. Além disso, o micélio em crescimento pode ser utilizado para fabricar materiais em diferentes formatos. Por exemplo, ao espalhar micélio sobre um resíduo em formato quadrado, ele gera estruturas quadradas, pois cresce enquanto decompõe o material existente e preenche os espaços internos.

Além disso, dependendo do método de processamento, o micélio pode ter diversas aplicações. Um exemplo disso são as alternativas ao couro desenvolvidas a partir do micélio. Esse material pode apresentar diferentes texturas e ser tingido, permitindo seu uso em todo o interior do veículo. As alternativas ao couro, em especial, são ideais para revestimentos automotivos duráveis devido à sua alta resistência à tração.

As alternativas ao couro feitas com micélio que processamos são ecológicas tanto na fabricação quanto no descarte. Comparadas aos estofamentos de couro genuíno, consomem muito menos água no processo de produção e são biodegradáveis ao serem descartadas. O micélio mais resistente é produzido utilizando materiais orgânicos misturados, como cascas de batata ou madeira.

Dessa forma, existem várias maneiras de utilizar esse fungo, permitindo que saiamos do ciclo vicioso de produção e descarte contínuos. Isso possibilita a reciclagem eficiente de materiais já existentes, impactando positivamente a sustentabilidade humana.